Plano de aula: Literatura Infantil
TEMA:
Literatura Infantil
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil é de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.
OBJETIVOS
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
FINALIDADES
O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO
Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:
• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.
• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.
• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO
• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro, suas gravuras e figuras.
• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TRÊS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil é de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas.
OBJETIVOS
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e reconta-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
FINALIDADES
O projeto de leitura a partir da Literatura Infantil utilizando o Livro: a verdadeira historia dos três porquinhos tem como finalidades fazer com que as crianças percebam que existem outras versões de uma mesma historia, por exemplo, esta que foi utilizada e principalmente percebam os valores morais obtidos nesta história.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO DO PROJETO
Uma vez definido o projeto, funcionará da seguinte forma:
• As crianças terão duas semanas para o desenvolvimento do projeto sendo que os dois últimos dias serão para a socialização dos trabalhos com as outras salas de aula, a atividades serão desenvolvidas em três horas semanais.
• O planejamento será semanal, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento, pois será feita uma observação do comportamento das crianças e quais as atividades farão mais participativas e qual chamou mais suas atenções.
• Durante todo o desenvolvimento do projeto será feito anotações avaliativas das crianças acerca de sua participação nas atividades desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTE PROJETO
• Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro, suas gravuras e figuras.
• Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TRÊS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
• Depois
contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma
comparação, utilizando fantoches.
• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
• Cantaremos músicas infantis.
• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
• Fazer máscara dos personagens.
• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO
Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta é um trabalho em grupo.
• BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
• Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
• Cantaremos músicas infantis.
• Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
• Fazer máscara dos personagens.
• Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
CRONOGRAMA E DURAÇAO DO PROJETO
Este projeto será desenvolvido no período de duas semanas, com duas horas semanais, impreterivelmente.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações diárias sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer do projeto, ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões diferentes da mesma historia, e seu interesse nas atividades. E como se relacionam quando a proposta é um trabalho em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário